Cobrança

O CE possibilita a cobrança de valores e serviços em 3 formas de pagamento.

Formas de pagamento

1. Guia de Pagamento - GP;
  2. Boleto Bancário - BB
  3. Pagamento Avulso - PA.
Guia de Pagamento - GP

É a principal forma de pagamento. Todas as cobranças são consolidadas na Guia de Pagamento, exceto o Pagamento Avulso. A Guia de Pagamento é a Nota Fiscal e sempre tem que ser gerada, mesmo que não seja impressa. Se não for gerada não haverá nenhum registro de cobrança referente aos serviços prestados. Tem uma numeração cujo início pode ser configurado em Configurações da Tesouraria.

Boleto Bancário - BB

O boleto gera os valores a partir das Guias de Pagamentos. Sempre é necessário gerar as Guias antes dos Boletos.

Pagamento Avulso - PA

O Pagamento Avulso destina-se a cobranças eventuais com pagamento à vista. Ela não sai na GP ou no BB.

Valores e Serviços cobrados

Dividimos as cobranças pelas suas finalidades e pela forma como que são atribuidos e atualizados os valores:

Tabela de Preços

O CE possui uma Tabela de Preços com valores atualizáveis mês a mês para a cobrança de serviços contínuos ligados ao ensino. Os valores cobrados são consolidados na Guia de Pagamentos. Todo aluno que está inscrito em algum curso é cobrado segundo o curso em que está matriculado.

Serviços Eventuais

Serviços prestados aos alunos ou cobranças que por sua natureza variável e imprevisível podem ser criados pela escola no Cad. Auxiliar, Serviços Eventuais.

A característica do serviço eventual é ter um valor único, positivo ou negativo, que é cobrado todos os meses até que o serviço seja excluído da lista de Serviços Eventuais do cadastro do aluno. Somente essa desassociação faz com que a cobrança não seja mais emitida na Guia de Pagamentos.

Casos Especiais

Serviços prestados aos alunos ou cobranças que por sua natureza variável e imprevisível podem ser criados pela escola no menu Tesouraria, Cadastro de Casos Especiais .

A característica dos Casos Especiais é ter um valor único, positivo ou negativo, que é cobrado por um período determinado quando o caso especial é criado. Após aquele período a cobrança deixa de ser emitida na Guia de Pagamento automáticamente.

Pagamentos Avulsos

Cobrança por serviços prestados para pagamentos à vista. O valor pago não sai na Guia de Pagamento, são emitidos recibos que podem ser autenticados por impressora autenticadora ou matricial. Saiba mais...

Bolsas e Descontos

O módulo Bolsas e Descontos, do menu Cad. Auxiliares possibilita a criação/alteração de Bolsas de Estudo com várias finalidades, com descontos no preço do Ensino, que podem ser configurados.

Baixa dos Pagamentos Efetuados

Os registros das cobranças só estarão visíveis para baixa após a emissão das Guias de Pagamento.

Pode ser efetuada em 3 módulos distintos:

1. Lançar pagamento, 2ª via e estorno;
  2. Caixa Pgtos - Processar lançamentos recebidos; e
  3. Baixa automatica dos boletos.

Começo Rápido