Baixa Automática dos Boletos

Menu: Tesouraria

Opção: Baixa automatica dos boletos

A baixa automática dos boletos possibilita a agilização do processo de baixa dos pagamentos.

É um módulo opcional porque é personalizado para o cliente.

Caso deseje utilizar o processo, entre em contato com o setor de atendimento do CE.

Como utilizar a Baixa Automática dos Boletos

1. Imprimir a Guia de Pagamento com a opção de Considerar como impresso quando visualizar marcada.
    No Controle Escolar – CE,  o módulo de Emitir Guias de Pagamento é o responsável pela criação dos registros de cobrança, com os serviços e produtos consumidos pelos alunos e respectivos valores.
    A criação do registro de débito ocorre na hora em que a Guia de Pagamento – GP é impressa, ou quando é visualizada com a opção de “Considerar como impresso quando visualizar” marcada. Se você imprimir os boletos sem imprimir as Guias de Pagamento correspondentes  você não poderá dar baixa nos pagamentos.
  2. Imprimir os Boletos desejados.
    No cadastro do aluno deve estar marcada a opção ” Emitir boleto”.
  3. Baixar o arquivo retorno do banco.
    Verifique com o gerente qual o procedimento para baixar. Este arquivo é produzido periodicamente pelo banco e deve ser baixado pela internet. Ele contém as informações sobre os pagamentos efetuados e é usado para verificar os pagamentos feitos através dos boletos.
  4. No Controle Escolar clique no módulo de Baixa automática dos boletos no menu Tesouraria.
  5. Clique em Selecionar o arquivo retorno (.ret).
    Abrirá a janela para selecionar o arquivo. Localize o arquivo onde você o salvou e clique nele.
    Automaticamente o programa analisará os registros e dará baixa naqueles que corresponderem aos registros de cobrança.
    As baixas bem sucedidas estarão indicadas pela marca na coluna Baixa. A coluna NE indicará os pagamentos que não foram encontrados. Isso ocorrera quando tiver impresso os boletos sem antes imprimir ou visualizar com efeito de impressão as Guias de Pagamento.

6. Pressione o botão Ver pgtos anteriores para visualizar os registros processados nos arquivos de retorno anteriores.