Pagamentos Avulsos

Menu: Tesouraria

Opção: Pagamentos Avulsos

Cadastramento dos pagamentos avulsos e emissão de recibo. Os pagamentos avulsos são cadastrados a parte e não são considerados na Guia de Pagamento.

A figura abaixo mostra o formulário no modo de inclusão.

Usar impressora para autenticação (caixa de verificação)

Desabilitado na Inclusão/Alteração. Caso deseje autenticar o recibo, o operador deve marcar a caixa de verificação Usar impressora para autenticação antes de pressionar o botão Incluir.

Para autenticar, deve estar conectada ao computador uma impressora tipo Bematech ou matricial, compatível com a Epson 300 e deve ter sido adicionada nas definições de impressoras a definição CE Recibo. Estando marcada a caixa de verificação, ao pressionar o botão gravar será mostrado o formulário Autenticar.

Tipo impressora

Se a impressora conectada ao computador for do tipo autenticadora (compatível com a Bematech), selecione Autenticadora. Se for compatível com a Epson, pressione Matric. comum.

Autenticar

Ao pressionar o botão Autenticar, caso seja uma impressora autenticadora, ela só imprimirá ao posicionar o papel na ranhura. Se for matricial comum, ela imprimirá tão logo seja pressionado o botão Autenticar.

Pressione o botão Fechar para encerrar o processo.

Refer.

Número de referência atribuído automaticamente ao pagamento avulso.

Data em que está sendo efetuado o pagamento.

Referência ao aluno (quando for o caso)

Não é obrigatório que haja uma referência a um aluno, podendo ser escolhido o tracejado que significa não ter referência.

Matric (legenda para pesquisa)

Na consulta permite a pesquisa por matrícula.

Matric (caixa listagem)

Na inclusão/alteração permite a escolha de uma matrícula de referência para o pagamento avulso.

Nome (legenda para pesquisa)

Na consulta permite a pesquisa por nome do aluno.

Nome (caixa de listagem)

Na inclusão/alteração permite a escolha de um nome de aluno de referência para o pagamento avulso.

Motivo (legenda azul sublinhada)

Na consulta abre o formulário Pagamentos Avulsos, Motivo do Pagamento para consulta, alteração ou inclusão de novos motivos.

Motivo (caixa de listagem)

Mostra os motivos cadastrados em Pagamentos Avulsos, Motivo do Pagamento. Caso o motivo desejado não esteja listado, você pode cadastrar este novo motivo (se achar que ele será usado outras vezes) ou selecionar Outro (cód. 00), e escrever o motivo no campo Outro Motivo.

Outro Motivo

Preencha com o motivo, quando no campo Motivo tiver escolhido Outro (cód. 00). Somente nesta ocasição este campo estará habiitado e o seu preenchimento será obrigatório.

Valor do pagamento

Valor do pagamento que está sendo efetuado.

Recebido em dinheiro (caixa de verificação)

Indica que o valor recebido foi em dinheiro. Quando é pressionado na inclusão copia o valor do pagamento para o campo do valor em dinheiro.

Recebido em dinheiro (campo)

Valor recebido em dinheiro. Só é habilitado quando a caixa está marcada.

Recebido em cheque (caixa de verificação)

Indica que o valor recebido foi em cheque. Quando é pressionado na inclusão copia o valor do pagamento para o campo do valor do cheque.

Recebido em cheque (campo)

Valor recebido em cheque.

Cheque nº

Número do cheque dado para pagamento. Obrigatório quando o pagamento é em cheque.

Banco (legenda)

Na consulta, abre o formulário Bancos.

Banco (caixa de listagem do código dos Bancos)

Mostra os Bancos cadastrados para que o usuário selecione, na inclusão do pagamento. Alternativamente, o usuário pode selecionar o Banco pelo nome, na caixa de listagem ao lado.

Banco (caixa de listagem pelo nome dos Bancos)

Permite que o usuário selecione o Banco do cheque, entre os Bancos cadastrados.

Cedente

Nome da pessoa que fez o pagamento. Se começar com a letra inicial do nome de um dos responsáveis, aparecerá uma lista com o nome completo. Pressione a seta para baixo e Enter, para copiar o nome para o campo.

Afinidade

Afinidade ou parentesco com o aluno de referencia (quando for o caso). Ao digitar a primeira letra, se houver cadastrado algum termo com a mesma inicial no cadastro Parentesco, aparecerá uma lista com a denominação.

Cpf

Código da Pessoa Física. A validade é testada e caso não passe, aparece uma mensagem. Se estiver em branco não é feita nenhuma validação.

Obs

Campo para anotações. Se houver necessidade pode ser aumentado temporariamente pressionando-se F8 ou Shift+F2.