Guia de Pagamento - GP

O Controle Escolar emite Guias de Pagamento e Boletos Bancários.
A Guia de Pagamento – GP, equivale a uma Nota Fiscal e é o documento básico de cobrança.
Pode ser impressa mensalmente (recomendado) ou vários meses de uma só vez, na forma de carnê. A desvantagem do formato carnê é que caso haja gastos posteriores, a Guia terá que ser reimpressa.

A GP pode ser paga na Tesouraria / Secretária da escola, em um estabelecimento bancário com o qual a escola tenha feito um convênio ou através de Boleto Bancário.
O Boleto Bancário é um tipo de cobrança que tem como base a GP.
Na impressão da GP o programa verifica todos os débitos do aluno, processando-os e criando um registro de cobrança.
Quando se imprime boletos, não há necessidade que as Guias sejam impressas, mas normalmente é desejado que os registros dos débitos sejam criados. Para isso marque a opção Considerar como impresso quando visualizar na janela de impressão da Guias de Pagamento.

Em conseqüência, para que seja criado o registro de cobrança correspondente a um determinado mês é necessário que seja feita a emissão da Guia de Pagamento (ou visualização com efeito de impressão) caso contrário o registro do débito não é criado e se tiver sido efetuado um pagamento pelo boleto, não poderá ser feita a baixa do pagamento.

A Guia de Pagamento é emitida em 3 vias:

Mensagens que são mostradas na GP. As três primeiras podem ser personalizadas na emissão da GP.

Cabeçalho da Guia de Pagamento. Pode ser editado nas Configurações da Tesouraria ou nas

Cabeçalho da GP

Campo Banco Autorizado a receber o pagamento. Configurar nas Configurações da Tesouraria.

Campo Banco Autorizado