Emitir carteira de estudante

Menu: Secretaria

Opção: Emitir carteira de estudante

Finalidade:

Emitir a carteira de identidade do estudante.

Ao pressionar a opção do menu é mostrado o diálogo Impressão de Relatório. Selecione Visualizar ou Imprimir e em seguida o botão Prosseguir.

É mostradoo diálogo Seleção dos alunos, no exemplo selecionando o aluno por matrícula.

Selecione a matrícula desejada. O aluno deve ter a foto adicionada no Cad de Alunos.

Pressione o botão Prosseguir.

Abaixo, a visualização da carteira a ser impressa. A palavra Teste é emitida somente na cópia de avaliação do programa.

Representação do Código de Barras da carteira de identidade estudantil

O código de barras utilizado é o EAN13. A matrícula do aluno é codificada usando os valores ANSI dos caracteres da matrícula. Cada valor ANSI é composto de três algarismo. Desta forma, cada caracter da matrícula é representado pelo seu equivalente ANSI de três algarismos totalizando 12 algarismos no EAN13. O último algarismo é 0, fixo, servindo apenas para completar os 13 algarismos.

Por exemplo, a matrícula 1234 é representada pelo número 0490500510520. Visualizando a representação, separando os algarismos que representam os caracteres da matrícula, vemos: 049 050 051 052 0. O 049 é o equivalente ANSI do número 1, e assim por diante. Outro exemplo: a matrícula 0a8z = 048 097 056 122 0.

Código de Barras

É uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos. Existem vários padrões para a codificação dos dados, cada um deles com características diferentes. Todos eles criam uma representação com barras intercaladas.

EAN13

Na carteira de estudante o padrão do código é o EAN13, muito adotado para identificação de itens. O 13 significa que codifica treze números.

No código da carteira está codificada a matrícula do aluno. Como a matrícula é alfa-numérica e o padrão representa apenas números, ao invés dos caracteres da matrícula são usados os seu valores no código ANSI.

ANSI

ANSI - American National Standards Institute ("Instituto Nacional Americano de Padronização") é uma organização particular americana sem fins lucrativos que criou inúmeros padrões com o objetivo de facilitar os negócios. A organização brasileira equivalente é a ABNT - Associação Brasileira de Normas e Padrões. Entre os padrões estabelecidos está a tabela de valores ANSI que vão de 0 a 255, cada um deles representando um caracter ou símbolo. Alguns deles não tem representação gráfica.