Cadastro de Alunos

Menu: Cad. Principal

Opção: Alunos

Cadastro de aluno.

 

 

Parte superior do formulario

 

Matrícula

Identificação do aluno formada por 4 dígitos alfanuméricos, sendo que as letras são somente minúsculas. Na inclusão, o sistema apresenta automaticamente um nº de matrícula que pode ser sobrescrito pelo operador. Após a matrícula 9999 o sistema começa a oferecer códigos alfanuméricos começando por 000a, 000b, ..., 000z, 00a0, 000a1, 00a2, 00a9, 00aa, 00ab, ..., 00az, 0a00, 0a01, ..., 0a0a, ..., 0aoz, 0aao, 0aa1, 0aaa, 0aaz, 0ab0, ...,, que permite 475.000 valores diferentes.

A legenda que antecede o campo permite pesquisar e navegar para os dados de uma outra matrícula. As demais legendas em azul e sublinhadas também permitem a pesquisa e a navegação.

Ao passar o mouse por cima da legenda o cursor muda para o formato de uma Lupa e é mostrada a ajuda de contexto. A medida que os caracteres são digitados é mostrada uma lista com as matriculas que começam por eles.

Pesquisa matrícula

 

Turma

 

Identificação da turma que o aluno está cursando ou matriculado. Consiste em 4 dígitos (Curso, Série, Turno e Sequência no turno). As turmas terminadas em 00 são usadas para matricular o aluno. Estas turmas não têm a definição do Turno nem Sequência. Quando é escolhida uma nova turma, a turma anterior passa a ser mostrada no campo T Ant.

A legenda que antecede o campo permite a pesquisa pelal turma.

 

Nr Chamada

Campo somente para leitura, que apresenta a ordem (chamada) do aluno na turma. Quando o aluno está na turma 00 ou desligado, a sua Ordem é 00. Quando é emitido o Diário de Classe da turma para o 1º Período, o sistema atribui o nº de ordem automaticamente. Os alunos desligados são automaticamente transferidos para a turma 0000, que pertence ao sistema. Os alunos promovidos automaticamente para um curso superior aos oferecidos, são transferidos para a turma **00.

Turma Anterior (T. Ant.)

Turma anterior do aluno. Quando o aluno é matriculado aparece no campo a palavra NOVO. Os alunos desligados têm a turma atual 0000 e a turma anterior a que cursaram ou estavam cursando quando foram desligados.

 

Nome

Nome completo do aluno. Ao ser digitado pela primeira vez, é copiado para o campo Nome Reduzido.

As legendas que antecedem o campo Nome, Nome Reduzido, nome do Pai e nome da Mãe permitem duas formas de pesquisa:

  1. Pesquisa pelas letras da esquerda para a direita - o valor digitado é comparado com o valor do campo, da esquerda para a direita

    Pesquisa Normal
     
  2. Pesquisa no conteúdo do campo. O valor digitado é pesquisado dentro das palavras que compõem o campo.

    Use o botão Pesquisa, para mudar de um tipo para o outro. Quando o botão permanece pressionado, a pesquisa é feita pelo conteúdo.

    Pesquisa pelo conteúdo do campo

 

Nome Reduzido

Nome abreviado do aluno, para maior facilidade em relatórios e formulários. Quando o operador preenche o nome do aluno o campo nome reduzido repete automaticamente o que é digitado para agilizar o processo de entrada.

Sexo

Sexo do aluno.

Natural (Naturalidade)

Localidade de nascimento do aluno. No campo Trat digite o tratamento adequado para a cidade, a ser usado nos relatórios. Em seguida, digite o nome da cidade, barra, sigla do estado de nascimento. Ex: Rio de Janeiro / RJ

Pode ser configurado o nome da cidade e estado para que sejam automaticamente preenchidos na inclusão de um registro. Para isso pressione o botão Naturalidade. Botão Naturalidade

Nacionalidade (Nac.)

Nacionalidade. Na inclusão aparece brasileira, por padrão.

Data  de Nascimento (Dt Nasc.)

Data de Nascimento.

Ident

Nº da Identidade

Padrões

Botão Padrões

Abre um formulário que permite determinar os padrões de preenchimento dos campos Naturalidade, Nacionalidade, Cidade e UF.

Configure de forma a facilitar a entrada de dados. Na matrícula de novos alunos, estes campos já virão preenchidos com os padrões que você configurar. Veja Padrões do Cad Alunos.

Matric de referência  / Dados dos pais e responsáveis iguais para a(s) matric(s)

Utilização da matrícula de um aluno já cadastrado, normalmente um irmão, como referência para as informações relativas a:

Ao utilizarmos uma matrícula como referência, na consulta, os campos comuns passam a mostrar as informações do cadastro referenciado. Na alteração, passam a mostrar um aviso de que os valores só podem ser alterados na matrícula de referência.
No cadastro do aluno referenciado aparecem ao lado do campo as matriculas dos alunos que referenciam aquele registro.
Na alteração, ao clicarmos sobre os campos comuns, aparece um aviso explicando que as alterações devem ser feitas no registro do aluno de referência.

Botão Reticências  - Somente habilitado na inclusão/alteração. Ajuda para o campo Matric de referência. Abre um formulário para selecionar no cadastro o aluno de referência, cujas informações serão utilizadas nos campos mencionados anteriormente.

Pesquisa clicando na legenda

Ao passarmos o mouse sobre a legenda Matric de referência aparece a imagem de uma lupa, indicando que é possível fazer uma uma pesquisa. A legenda assume 3 tipos de aparência, conforme a situação da referência:

1) Campo vazio, sem referência a nenhuma matícula.

         

Abre uma relação com matriculas e nomes de todos os alunos referenciados. Ao selecionar um deles e clicar de volta no formulário, será mostrado o respectivo prontuário.       

2) Campo preenchido, referenciando uma matrícula

         

Na figura, >o prontuário corrente referencia a matrícula 1895. Ao lado aparece o nome do aluno referenciado.
Neste caso, ao clicarmos sobre a legenda será mostrado o prontuário do aluno de referência.

3) Aluno base de referências

         

Neste caso, o registro corrente é o de um aluno que é referenciado nos prontuários 1894 e 1897.
Ao clicarmos na legenda ele mostrará uma relação com as matrículas e nomes dos alunos que o referenciam. Quando clicarmos de volta no formulário, será mostrado o prontuário correspondente à linha selecionada.

 

Pai

Nome do pai do aluno.

Matricula Confirmada / Matrícula não Confirmada

  

Indicador que alterna entre as legendas de Matrícula Confirmada ou Matrícula não Confirmada, indicando se o aluno confirmou ou não a matrícula. Estando o form. no modo de alteração ou inclusão, clique no comando para alternar as legendas.

A Confirmação da Matricula é utilizada para distinguir os alunos que já assinaram o contrato da matrícula dos que não pretendem renovar a matrícula ou manifestaram o desejo mas ainda não concluíram as providências necessárias. Quando o aluno é matriculado (matrícula nova) o indicador é configurado automaticamente para Matrícula confirmada. O programa utiliza este indicador para determinados relatórios nos quais é importante tal distinção. Alguns destes relatórios terão a opção de impressão para alunos com matrícula confirmada ou não.

Como usar: Quando começar o período de rematrícula o administrador deve marcar como Matrícula não confirmada todos os alunos que estiverem assistindo aos cursos que estão com matrículas abertas. No menu Secretaria, existe uma opção para marcar/desmarcar todos os alunos, individualmente ou por turmas. A medida que os alunos forem rematriculando, use o Cadastro Principal, Alunos, para marcar a matrícula confirmada individualmente.

Veja no menu Secretaria as opções relativas aos alunos com matrículas confirmadas / não confirmadas.

 

Configurações

Possibilita configurar os padrões para alguns campos do formulário. Esses campos serão preenchidos automaticamente na inclusão de um novo registro. Ao ser pressionado apresenta o formulário Padrões do Cadastro de Alunos.

No form:

   Trat - tratamento dado para o natural da cidade que será digitada como padrão (do Rio de Janeiro ou do Recife)
   Natural - nome da cidade padrão

   Nacionalidade - digite a nacionalidade padrão (ex: brasileira)

   Cidade - nome da cidade padrão para todos os endereços

   UF - unidade da federação padrão para todos os endereços

 

Profissão - Profissão do pai do aluno. Ao ser digitada a primeira letra, é apresentada uma lista suspensa com as profissões cadastradas que começam com aquela letra. O usuário pode digitar outra letra, para limitar o nº de palavras mostradas ou selecionar, com a seta para baixo, a profissão desejada. Este tipo de ajuda é chamada Autocompleta. Se a profissão desejada não for mostrada na lista, mesmo assim ela pode ser digitada. Entretanto, essa profissão não será apresentada como sugestão em cadastramentos futuros. Para tanto é necessário incluir a profissão no Cadastro Auxiliar, Profissões.

Vivo - Indicador de que o pai do aluno é vivo.

Mãe - Nome da mãe do aluno.

Profissão - O campo possui a ajuda Autocompleta e é similar ao campo Profissão do pai.
Viva - Indicador de que a mãe do aluno é viva.

Grade Dependência

Informações sobre as disciplinas em dependência. Utilizando os controles à esquerda da grade o operador pode incluir, alterar ou excluir disciplinas em que o aluno esteja em dependência. Para visualizar o significado das colunas, passe o cursor do mouse por cima dos cabeçalhos.

Curso - Curso em que está em dependência.

Ciclo - Ciclo em que está em dependência (dependendo do curso pode ser ano, série, período...).

Dc dependência - Disciplina em que o aluno está em dependência.

Dsc% - Desconto em percentagem que o aluno tem sobre o valor na Tabela de Preços, grade Preços do Ensino por série, coluna Dependência.

Grade Irmãos

Grade para gerenciar os alunos irmãos tendo em vista o desconto que eventualmente possam ter no valor da mensalidade de ensino. Na grade aparece inclusive o aluno do registro corrente. Você pode referenciar os irmãos incluindo-os na lista. Somente um deles terá direito ao desconto pelo nr de alunos irmãos. Este aluno é chamado de centralizador do desconto pelo nr de irmãos. Marque na coluna Desc. o centralizador do desconto.

Para ir ao registro de um dos irmãos, selecione a linha referente ao irmão e clique no último botão ao lado esquerdo da grade (ícone seta à direita azul)

Páginas

Aluno

Informações sobre o endereço do aluno.

Bairro (legenda)

Pesquisa por bairro. Mostra o bairro e a matrícula. Quando escolhido um item, vai para o cadastro correspondente à matricula escolhida.

Foto do aluno

Para adicionar a foto:

  1. Com uma câmera digital tire uma foto do aluno
      ou
    Escaneie uma foto 3x4
      Obs: O formato pode ser JPG, GIF ou BMP, mas
              para melhor qualidade use JPG.
  2. Selecione o aluno correspondente à foto e pressione
    o botão Adicionar/substituir.
  3. No formulário mostrado localize o arquivo da foto do
    aluno, selecione e pressione o botão Salvar.
     Obs: Após salvar, o arquivo da foto pode ser descartado.

Para excluir a foto pressione o botão Limpar.

Responsável

Informações sobre o responsável pelo aluno. O nome da mãe aparece por padrão.

Botão Copia pai / Copia mãe - Copia o respectivo nome para o campo do responsável.

Botão Copia end. e tels. para Resp. IR - Copia os dados para a página do responsável pelo Imposto de Renda.

Responsável Perante o IR

Informações sobre o responsável perante o imposto de renda. É o nome que sai impresso nas Guias de Pagamento e Boleta.

Serviços e Descontos

Informações sobre bolsas, serviços utilizados pelo aluno e descontos.

Bolsas de Ensino

interrogação - Clique na interrogação para visualizar informações sobre os campos Bolsa1 e Bolsa2.

Bolsa 1 - Permite selecionar uma das Bolsas cadastradas no Cad. Auxiliar, Bolsas e Descontos. Ao selecionar uma bolsa, é mostrado o valor do desconto em percentagem, valor este que pode ser sobrescrito. A percentagem não pode ser 0.

Bolsa 2 (acumulativa) - Permite selecionar uma segunda Bolsa, com o desconto acumulativo ao primeiro. Quando não é usada, mostra Pagamento Integral, que é o item referente a quem não tem desconto nenhum.

Emitir Boleto - Indica que o responsável quer pagar através de Boleto bancário. Só é possível emitir Boletos para quem está com a caixa marcada. Também pode ser marcado em grupo, através do Cad Principal, Solicitar Boleto e Envio pelo Correio.

Enviar p/Correio - Indica que o responsável quer que a Guia de Pagamento e/ou o Boleto sejam enviados pelo Correio.

Destino das cobranças - Orienta a impressão das etiquetas de cobrança para o endereço correto. Destinos disponíveis:

Grade Serviços Eventuais - Permite inscrever e efeturar a cobrança de serviços eventuais, existentes no Cad. Auxiliar, Serviços Eventuais. Estes serviços são criados pela administração para cobrar despesas especiais.

Outras despesas - Campo para lançamento de despesa não discriminada.

Opcionais - Serviços opcionais e respectivos descontos. Marque a caixa de verificação para indicar que o aluno usa o serviço. Ao ser marcado, é apresentado um campo à direita do item, para ser digitado a percentagem de desconto no preço do serviço. Se não houver desconto, deixe 0%.

Correio Eletrônico

Serviços de mensagens eletrônicas.

Editor de Mensagens

Msg Padrão / Msg Pessoal (opções)

Selecione se deseja editar mensagens padrões ou mensagens pessoais. As padrões são genéricas, normalmente preparadas para determinadas situações. As Pessoais destinam-se a um determinado aluno.

Editor de Mensagens... (botão)

Aciona o editor de mensagens. Se a mensagem for do tipo Padrão, o editor é o mesmo do menu Cad. Auxiliares, Correio Eletrônico - Mensagens Padrão e a mensagem ficará armazenada no cadastro de mensagens padrões, que é comum a todos os alunos; se for Msg Pessoal, ficará armazenada em um arquivo de mensagens acessado pela matrícula do aluno.
O editor de mensagens utiliza palavras chaves, entre colchetes, que são substituídas no envio por expressões construídas com dados do cadastro do aluno. Estas palavras chaves são arrastadas de um formulário que é apresentado quando o botão Palavras-chave do editor é pressionado.

e-mail@ (campo)

Endereços para os quais será enviado o email. Quando a grade de endereços contem endereços, eles serão mostrados automaticamente neste campo.

Enviar para todos (caixa de verificação)

Quando estiver desmarcado somente o endereço da linha selecionada da grade será mostrado. Você pode limpar o campo e digitar um endereço qualquer.

e-mail@ (legenda)

Quando pressionada, abre o seu programa de email com a mensagem corrente do Editor de Mensagens.

 

Grade de Endereços

Possibilita a entrada dos endereços do aluno, responsáveis e responsáveis pelo imposto de renda.

Dest (coluna)

Identifica o destinatário. Ao incluir ou alterar abre uma lista para a escolha da identificação do destinatário: Aluno, Responsável ou Responsável perante o Imposto de Renda.

Bol? (coluna)

Identifica os endereços para os quais deve ser mandada uma mensagem com o Boletim do aluno. A geração da mensagem é feita através do menu Secretaria.

Endereço do Correio Eletrônico (coluna)

Endereço do email.

Documentos e Observações (Docs e Obs)

Documentos que o aluno tem que entregar na escola.

Documentos (grade)

Relação de documentos que o aluno deve entregar à escola, com indicadores de que já foram entregues ou não.

Para marcar/desmarcar os indicadores temos que pressionar o botão Alterar do formulário.

Podemos incluir, alterar ou excluir os tipos de documentos exigidos através do cadastro Documentos a serem entregues.

Documentos a serem entregues (botão)

Abre o cadastro de Documentos a serem entregues. Este cadastro também pode ser chamado do menu Cad. Auxiliar, Documentos a serem entregues.

Observações sobre o aluno

Campo de texto livre para anotações sobre o aluno.

 

 


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