Emitir Boletos Bancários

Menu: Tesouraria

Opção: Emitir Boletos Bancários

A emissão dos boletos bancários pode ser executada para os alunos que optaram por receber boleto. Esta opção é pode ser feita no Cadastro Principal opção Alunos ou opção Inscrever no Envio pelo Correio e receber Boleto.

A emissão do boleto não cria um lançamento de débito, que só é criado na emissão da Guia de Pagamento.

A única ocasião em que é aceitável e normal emitir o boleto sem antes emitir a GP é em Dezembro, para emitir os boletos para os meses de Janeiro e Fevereiro. Esta emissão antecipada é comum para que os pais já fiquem de posse dos boletos antes do início do período de férias. Nesta ocasião o programa oferece, inclusive, a possibilidade de fazer uma promoção fictícia visando cobrar o valor referente a próxima série letiva do aluno. Neste caso, no devido tempo as Guias são emitidas e, se for o caso, na ocasião da baixa pode ser feito o ressarcimento de algum valor cobrado a mais.

Instalação da personalização dos Boletos

A impressão dos Boletos Bancários é uma impressão personalizada e opcional. É necessário que o cliente entre em contato com o Suporte para que seja possível a utilização dos boletos. Você receberá a personalização por email. Você deverá entrar em contato com o seu gerente do banco e pedir instruções para testar os boletos. Normalmente é necessária a impressão de cerca de 10 boletos diferentes e o envio dos mesmos para o setor indicado pelo banco, para que sejam avaliados.

Impressão dos Boletos

A impressão dos boletos é feita através do formulário abaixo. Não é possível emitir boletos com valores aleatórios definidos pelo usuário. O boleto incorpora somente as cobranças previstas na Tabela de Preços, Serviços Eventuais e Casos Especiais.

Impressão Boleto uma cota

Boletos por aluno

Permite selecionar se a impressão vai ser referente a somente uma mensalidade (cota) ou a várias mensalidades de um mesmo aluno.

Ano

Seleção do ano de impressão.

Mês / Cota

Digite o mês da cota que deseja imprimir. Quando é selecionada a opção Várias cotas, o campo Mês / Cota muda, para que possa ser definida uma faixa de cotas para impressão.

Impressão Boleto várias cotas

Impressão para o ano seguinte ao Ano de Referência

Se a impressão é do ano seguinte, o programa apresenta um diálogo oferecendo a opção de usar uma promoção automática fictícia dos alunos às séries seguintes, para as cotas 01 e 02.
Se o usuário responder Sim, será mostrado o módulo de promoção para a escolha das turmas para a promoção.

Se responder Não, prosseguirá para a impressão dos Boletos considerando os ciclos atuais.

Banco

Lista suspenda que mostra a conta para a qual vai ser emitido o Boleto. É possível imprimir boletos para mais de uma conta bancária.

Formulário

Existem 2 tipos de formulários que podem ser escolhidos pelo usuário.

Somente alunos com a matrícula confirmada

Marque para que sejam impressas somente Guias para alunos com a matrícula confirmada.

Não verificar se há cotas anteriores ainda não pagas

Há bolsas e descontos condicionados ao pagamento da cota anterior.

Obs: Se for imprimir várias cotas do mesmo aluno é importante que esteja marcada, para que o aluno não perca o desconto a partir da 2ª cota impressa.