Config. das regras para aprovação nas disciplinas

Menu: Secretaria

Opção: Configurações da Secretaria

Área: Aprovação e Recuperação Final

Configuração das regras para aprovação

Nº Máximo de recuperações

Digite o número máximo de disciplinas em que o aluno pode ficar em recuperação. Valores permitidos: 0 a 10.

Nº Máximo de dependências

Digite o número máximo de disciplinas em que o aluno pode ficar em dependência. Valores permitidos: 0 a 10.

Peso das notas dos períodos Botão

Para configurar os pesos das notas nos períodos pressione o botão para abrir o Cadastro de Cursos. A configuração é feita na grade Cursos.

Peso da Média Anual

Digite o peso da Média Anual. Valores válidos: 1, 2 ou 3.

Peso da nota da Recuperação Final

Digite o peso da Recuperação Final. Os valores válidos são 1, 2 ou 3.

Frequência Global Mínima

Digite a frequência global mínima, em percentagem, para ser aprovado. Considera o nr de aulas e faltas de todas as disciplinas. Se o aluno tiver uma frequência menor do que a configurada, fica reprovado sem considerar mais nenhum fator. Se desejar que a Freq. Global não seja avaliada, digite 0 (zero).

Avaliar frequência das disciplinas?

Pressione o botão para mudar entre Sim / Não.

Sim

Selecione as disciplinas que deseja que sejam avaliadas pressionando o botão "Escolher as disciplinas..."

Selecionar disciplinas.

Será aberto o formulário Disciplinas para avaliação da frequência. Neste formulário, além de selecionar as disciplinas pode-se optar entre marcar ou não o checkbox Freq. baixa faz recuperação.

A avaliação da frequência da disciplina tem o aspecto positivo de estimular o aluno a comparecer às aulas, notadamente nas disciplinas mais fáceis, que tendem a ser relegadas.

Por outro lado dá oportunidade àquele que teve uma baixa frequência por motivos de força maior a se recuperar, pois corre o risco de não conseguir média mínima para a recuperação.

Frequência Mínima da Disciplina

A avaliação tem como base uma frequência mínima que é definida preenchendo o campo correspondente com o valor desejado.

Média Mínima para Recuperação

Define a média a partir da qual o aluno pode ficar em recuperação. Caso a média anual seja inferior, o aluno não estará habilitado para fazer a recuperação e estará reprovado.

Média Mínima para Aprovação

Média com a qual ou acima o aluno é aprovado, sem necessidade de fazer Recuperação. Não precisa e frequentemente não é igual à Média Mínima para Aprovação na Recuperação.

Nota Mínima no Último Período

A prova do último período é a Prova Final. Caso o aluno obtenha uma nota menor ficará em recuperação, mesmo que tenha passado por média. A recuperação nesta situação não conta para "Reprovação por recuperação em mais de XX disciplinas".

Cálculo da Média Final na Recuperação

Mostra o cálculo que é feito, levando em conta os pesos da Média Anual - MA e da nota da Recuperação Final - RF.
A Média Final é a média ponderada da Média Anual com a nota da Recuperação Final.

Peso da Média Anual (Peso MA) - Valores permitidos: 0 a 3. Se 0, a nota da Recuperação Final substitui a nota da Média Anual.

Peso da Recuperação Final (Peso RF) - Valores permitidos: 1, 2 ou 3. Coloque 3 para melhorar a possibilidade de aprovação dos alunos que, apesar de um mau desempenho durante o ano, obtiverem boas notas na recuperação final.

Configuração das Disciplinas Essenciais e das Disciplinas Não Avaliadas...

Apresenta o formulário Cadastro de Disciplinas, onde as Disciplinas podem ser configuradas como Essenciais ou Não Avaliadas.

Obs.: Disciplina Essencial é o termo utilizado para indicar a disciplina que reprova o aluno que fica em recuperação nela e em uma outra disciplina, que também seja Essencial. Válido apenas para os Cursos/Séries marcados no Cadastro de Cursos.