Menu: Cad. Principal
Opção: Cursos
Cadastro com as configurações dos cursos oferecidos pela escola. O sistema utiliza estas informações para gerenciar o programa, imprimir relatórios, formar os cabeçalhos nos formulários e diversas outras funções. O Controle Escolar já vem com os cursos do Maternal ao Ensino Médio cadastrados.
Identificação do curso. Alfanumérico, com um caracter apenas.
Denominação dada ao curso.
Gênero do Curso, O ou A, para ser usado nos textos que fizerem referência ao curso.
Nome curto para referenciar o curso.
Ordem em que os cursos devem ser feitos. Pode haver mais de um curso com a mesma ordem de execução, quando forem cursos do mesmo nível, com particularidades diferentes (ex: Um é técnico e o outro é adminstrativo). Quando for zero o curso não tem uma sequência obrigatória.
Sinaliza que o curso está sendo ou não oferecido.
Ordem em que os cursos são apresentados no Cadastro de Turmas, por padrão. Quando a ênfase da escola são o Ensino Fundamental e o Médio, eles devem ser os primeiros. Se não for o caso, pode ser trocada a ordem, para aparecerem primeiro os cursos de maior interesse da escola.
Código do próximo curso a ser executado pelo aluno, na linha de cursos que está seguindo. Corresponde ao curso que será promovido, após o atual. Caso a escola não ofereça este curso, colocar * (asterisco). Esta informação é utilizada pelo módulo de promoção automática.
Correspondência com o ensino oficial.
Nº de segmentos em que se divide cada etapa do curso. O número de períodos é igual ao número de avaliações. O espaço entre as avaliações pode ser de uma semana, um mês, um bimestre, um trimestre, etc. Daí o termo "período", que é genérico e não denota o tempo entre as avaliações. Cada período subentende uma Nota do Período, uma Nota de Recuperação e a Média do Período. A nota do último período é a Prova Final e a recuperação a Recuperação Final.
Exemplo 1:
Em um curso de Ensino Fundamental, com a duração total de 1 ano, podemos ter 4 períodos. Neste caso teremos a nota do 1º Trimestre, do 2º Trimestre, do 3º Trimestre, da Prova Final e da Recuperação Final.
Exemplo 2:
Em um curso de Ensino Fundamental, acelerado, com a duração total
de 4 meses, também podemos ter 4 períodos. Neste caso cada período durará apenas 1 mês, e teremos a nota do
1º Mês, do 2º Mês, do 3º Mês, da Prova Final e da Recuperação Final.
Exemplo 3:
Suponha um curso de linguas com 10 etapas, cada uma chamada de
Livro 1, Livro 2... Cada etapa tem a duração de 1 mês e possui 2 períodos. Temos então a Nota da 1ª Quinzena, a Prova Final e a Recuperação Final.
Colunas para configurar o peso das notas de cada período.
Quando os botões Incluir ou Alterar são pressionados o formulário passa a mostrar somente a grade Cursos e abaixo dela os campos correspondentes a cada coluna. A imagem abaixo mostra o formulário no modo de Alteração.
Na alteração o campo da coluna Cur (Código do Curso) não pode ser alterado, por isso o cursor já cai no campo seguinte: Nome do Curso. Para incluir/alterar basta selecionar o campo desejado e preencher ou selecionar o valor desejado.
Segmentos constitutivos do curso selecionado na grade Cursos. Podem ser anos (1ºano, 2ºano...), séries (1ªsérie, 2ªsérie...), etapas ((1ªetapa, 2ªetapa...), etc. Exibe dados sobre os cursos. Veja a definição de Etapa.
Número que especifica a ordem relativa da etapa em relação às outras etapas. Se for do ensino regular oficial use de 1 a 9 para o Ensino Fundamental e de 1 a 3 para o Ensino Médio
Identificador da etapa. Use números ou letras. Deve ser sequencial e não repetido. Não use zero. Ex: 1, 2, 3... ou I, II, III, IV... ou A, B, C... Se for do ensino regular oficial use de 1 a 9 para o Ensino Fundamental e de 1 a 3 para o Ensino Médio
Nome da etapa. Exemplos: 1ºAno, 2º Ano... ou 1ª Fase, 2ªFase... ou Básico, Interm, Avanç... ou Livro 1, Livro2, Livro3...
Não faça uma composição com o nome do curso porque em algumas situações o programa já faz isso e aparecerá duplicado.
Gênero do nome da etapa. Exemplo:
"O" para Ano, Módulo, Período, Maternal, etc.
"A" para Série, Unidade, etc.
Sigla - nome curto que identifica o curso e a etapa. Exemplos: Creche 1, Creche 2... ou 1ºa/EF (primeiro ano do Ensino Fundamental).
Associação da etapa com o Grupo da grade Legendas dos Grupos de Ensino. Valores válidos: de 1 a 6, inclusive. Coloque o número do grupo em que deseja que esta etapa seja considerado.
Indicador de que a etapa é avaliada. Se não estiver marcado não será possível atribuir notas às disciplinas desta etapa. Quando marcado não significa que TODAS as disciplinas da etapa serão avaliadas. Veja no Cad Auxiliar, Disciplinas a coluna Não Avaliada.
Indicador de que, nos cálculos de aprovação e recuperação, o aluno será reprovado se ficar em recuperação em mais de uma disciplina "Essencial" (marcada na coluna "Essencial" no Cad Auxiliar, Disciplinas). Normalmente, é utilizado nos 1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental.
Permite configurar os títulos dos grupos nos relatórios Estatísticas dos alunos matriculados Estatísticas da Emissão do Mês e Estatísticas da Receita do Mês, no menu Tesouraria. As etapas são associadas aos Grupos através da coluna Gp Ens da grade Etapas.
Obs: Não é possível criar ou excluir legendas, apenas editar o título da legenda
A associação dos grupos com as etapas é feita através da coluna Gp Ens