Distribuir alunos das Turmas Iniciais

Menu: Cad. Principal

Opção: Distribuir alunos das turmas iniciais (final 00) para as turmas definitivas

Utilizado para transferir alunos das turmas iniciais para as turmas definitivas.

Turmas 00

Quando os alunos são matrículados ou promovidos eles são colocados em turmas com o final 00.

O código das turmas é composto de 4 caracteres: CCTT

1º caracter: alfanumérico identificador do Curso;

2º caracter: Numérico identificador do Ciclo;

3º caracter: Numérico identificador do Turno (0 - não definido; 1 – manhã; 2 – tarde; e 3 – noite) ; e

4º caracter: Alfanumérico seqüencial identificador da Turma no curso, ciclo e turno (1, 2, 3, ..., A, B,...).

Na sequência de acontecimentos, primeiro criamos as grades das turmas (modelos), depois as turmas 00 e finalmente, conforme a quantidade de alunos e os turnos disponíveis, as turmas definitivas, com final diferente de 00.

Após criarmos estas turmas, estamos no ponto de dividir os alunos das turmas iniciais 00 para as definitivas.

Para agilizar esta distribuição, foi criado o módulo no menu Distribuir alunos das Turmas Iniciais.

Condições para que o módulo seja utilizado

1. Existir turma final 00. Ex 3200.
  2. Haver pelo menos um aluno cadastrado para a turma.
  3. Existir pelo menos uma turma de destino (mesmo curso e série, com final diferente de 00) Ex: 3211.
  4. Não ter sido emitido nenhum Diário de Classe para a turma de destino.

Não pode ter sido emitido o Diário de Classe da turma porque é na impressão do 1º Diário que são atribuídos os números de chamada dos alunos. Se essas condições não existirem, será apresentado um diálogo informando essas necessidades.

Após a impressão do 1º Diário, para colocarmos um aluno em uma determinada turma não 00, usamos o Cadastro de Alunos. Nesta hora, ao atribuirmos o aluno a uma turma, ele ganha o número de chamada do último aluno da turma + 1.

O formulário apresenta 3 grades: a 1ª grade é a de Origem e as duas outras, de Destino. Desta forma podemos distribir os alunos de uma turma para até duas turmas simultaneamente.

Selecione as turmas de origem e destino nas caixas de listagem acima de cada grade.
Na listagem da grade Origem, somente são apresentadas turmas terminadas em 00.
Nas listagens das grades de destino, somente são apresentadas turmas do mesmo curso e série da turma de origem.

Para distribuir os alunos das turmas 00

Começo Rápido