Disciplinas

Menu: Cad. Auxiliar

Opção: Disciplinas

Tem por finalidade cadastrar as disciplinas oferecidas nos cursos, as disciplinas de recuperação e também as que constarão nos históricos dos alunos (ministradas nas escolas de origem).
Cada disciplina tem várias propriedades que definem a sua utilização no sistema.

Código
Identificação única de cada disciplina, também usado como abreviatura. Nos formulários onde o espaço é restrito, apenas o código da matéria é mostrado.

Nome Completo da Disciplina
Nome da disciplina para ser impresso nos documentos como o Histórico.

Ativada
Indica que a matéria está em uso nos cursos correntes. As disciplinas não ativadas são, normalmente, as que são usadas apenas no Histórico dos alunos.

Dependência
Indica que a matéria é de dependência.

Carga
Fator carga horária. Utilizada apenas nas matérias de dependência. Na tabela de preços é atribuído o valor de cada unidade de carga, tanto para o Ensino Fundamental como para o Ensino Médio.

Essencial
Disciplina Essencial é o termo utilizado para indicar a disciplina que reprova o aluno que fica em recuperação nela e em uma outra disciplina que também seja Essencial. Válido apenas para os Cursos/Séries marcados no Cadastro de Cursos. A disciplina marcada como Essencial não pode ter marcadas simultaneamente nenhuma das colunas: Não Avaliada; e Não Reprova.

Não Avaliada
Disciplina que não tem nota. Não pode ser marcada simultaneamente com nenhuma das colunas: Essencial e Não Reprova.

Não Reprova
A recuperação nesta disciplina não conta para o nº máximo de disciplinas em recuperação. Ex: Ed. Física. Não pode ser marcada simultaneamente com nenhuma das colunas: Essencial e Não Avaliada.

Ordem
Seqüência em que as disciplinas irão aparecer em documentos e nas caixas de listagem. Pode ser sobrepassada nas grades das turmas e no cadastro de turmas.
Obs (coluna)

Se o campo de Observações estiver preenchido, apareceram algumas letras da primeira palavra do conteúdo do campo.

Obs (campo)

Mostra o conteúdo das observações da disciplina selecionada.

Filtros

O formulário possui vários grupos de opções para filtrar as disciplinas visíveis.