Caixa - Abrir/Fechar

Menu: Tesouraria

Opção: Caixa - Abrir/Fechar

O Ce possui um sistema de Caixa Pgtos que possibilita o recebimento e autenticação das Guias de Pagamento pela própria escola.

A opção Caixa Pgtos - Abrir / Fechar é utilizada tanto para "Abrir" como para "Fechar" o Caixa.

Abrir o Caixa

Para iniciar os procedimentos é necessário "Abrir" o Caixa. Não é necessário que a abertura do Caixa seja feita no mesmo computador em que o caixa vai ser operado, pode ser feita no servidor ou em uma outra Estação qualquer.

A operação de abertura consiste em:

1. Selecionar um nº de caixa clicando na lista Caixa

Escolher o caixa
  2. Clicar no botão Abrir Caixa
  3. No formulario que será mostrado, selecione a impressora e pressione OK para fechar o formulario e prosseguir.

Escolher a impressora

4. Serão mostrados os campos Operador e Saldo inicial

Campos Operador e Saldo Inicial

5. Preencha o campo Operador com o nome do Operador que utilizará o caixa. Ao iniciar a digitação do nome do operador, será exibida uma lista de ajuda, com os nomes dos operadores já cadastrados que oniciamdigitados, com as letras já digitadas.
  6. Preencha o campo Saldo inicial cCaso o operador tenha recebido algum dinheiro para troco.
  7. Pressione o botão OK, para prosseguir.
    Pressione o botão Cancelar para abortar o processo. O caixa não será aberto.
  8. Após pressionar o botão OK será mostrado o campo Data hora da Abertura e o nr do primeiro movimento para o caixa e data-hora da abertura.

9. O módulo permite que sejam feitas as aberturas ou fechamentos de vários Caixas. Para isso, basta pressionar o botão Reinicializar para nova operação.
  10. Feche o diálogo e abra a opção Caixa Pgtos - Receber e autenticar guias de pagamento recebidos do menu para que seja iniciada a operação de recebimento.

Fechar o Caixa

Para encerrar os procedimentos de recebimento das Guias de Pagamento é necessário "Fechar" o Caixa.

Quando a ação Fechamento for selecionada, só aparecerão na lista Caixa os caixas que estiverem abertos.

O Caixa deve ser fechado no mesmo dia em que foi aberto, caso contrário, ao executar o módulo Caixa Pgtos - Receber e autenticar guias de pagamento será emitida uma mensagem como a mostrada abaixo.

Para Fechar o Caixa:
  1. Selecione Fechamento
    Selecione da lista Caixa o caixa que deseja fechar. Somente serão mostrados os caixas abertos.
  2. Pressione Fechar Caixa
    Será mostrado o movimento, incluindo o valor inicial. Será informado também o nr de movimentos.

3. Pressione Salvar

Posteriormente a Tesouraria usará a opção Caixa Pgtos - Processar lançamentos recebidos, para processar os movimentos.