Casos Especiais são serviços prestados aos alunos ou cobranças que por sua natureza variável
e imprevisível podem ser criados pela escola, constituindo um cadastro
à parte, chamado de Cadastro de Casos Especiais.
Para que a cobrança seja feita é necessário associar o caso especial a um ou mais alunos. O formulário de associação, mostrado na imagem abaixo, possui uma grade (1) que mostra as informações sobre os casos especiais e outra grade (3) que mostra os alunos associados.
Para fazer associação com os alunos
Desmarque a caixa Mostrar somente os que têm Caso Especial (5), para que possam ser mostrados os alunos que não tem nenhuma associação.
No conjunto de comandos (4) escolha Todos ou Selecionar. A opção Todos mostra todos os alunos enquanto a opção Selecionar permite escolher os alunos por turma, matrícula ou nome.
Pressione o botão Visualizar (4) para que sejam mostrados os alunos conforme a opção escolhida.
Na linha dos alunos que desejar fazer a associação clique na coluna Usar para marcar a caixa e assim associar o aluno.
Ao marcar ou desmarcar a coluna Usar, serão habilitados os botões Salvar (8) e Cancelar (9).
Se quizer desassociar todos os alunos que estão sendo visulizados, clique no botão (7) Desmarcar todos.
Pressione o botão Salvar para salvar as associações ou o botão Cancelar, para desfazer tudo o que foi alterado.
Para visualizar os alunos associados com um determinado Caso Especial
Desmarque a caixa (2) Todos - Mostra todos os alunos e todas as associações;
Selecione na grade (1) o Caso Especial desejado;
Marque a caixa (5) Mostrar somente os que têm Caso Especial.