Associar os Casos Especiais aos Alunos

Menu: Tesouraria

Opção: Associar os Casos Especiais aos Alunos

 

Casos Especiais são serviços prestados aos alunos ou cobranças que por sua natureza variável e imprevisível podem ser criados pela escola, constituindo um cadastro à parte, chamado de Cadastro de Casos Especiais.

Para que a cobrança seja feita é necessário associar o caso especial a um ou mais alunos. O formulário de associação, mostrado na imagem abaixo, possui uma grade (1) que mostra as informações sobre os casos especiais e outra grade (3) que mostra os alunos associados.

 

 

Para fazer associação com os alunos
  1. Desmarque a caixa Mostrar somente os que têm Caso Especial (5), para que possam ser mostrados os alunos que não tem nenhuma associação.
  2. No conjunto de comandos (4) escolha Todos ou Selecionar. A opção Todos mostra todos os alunos enquanto a opção Selecionar permite escolher os alunos por turma, matrícula ou nome.
  3. Pressione o botão Visualizar (4) para que sejam mostrados os alunos conforme a opção escolhida.
  4. Na linha dos alunos que desejar fazer a associação clique na coluna Usar para marcar a caixa e assim associar o aluno.
    Ao marcar ou desmarcar a coluna Usar, serão habilitados os botões Salvar (8) e Cancelar (9).
  5. Se quizer desassociar todos os alunos que estão sendo visulizados, clique no botão (7) Desmarcar todos.
  6. Pressione o botão Salvar para salvar as associações ou o botão Cancelar, para desfazer tudo o que foi alterado.
Para visualizar os alunos associados com um determinado Caso Especial
  1. Desmarque a caixa (2) Todos - Mostra todos os alunos e todas as associações;
  2. Selecione na grade (1) o Caso Especial desejado;
  3. Marque a caixa (5) Mostrar somente os que têm Caso Especial.
Botão Cad. de Casos Especiais

Aciona o formulário de Cadastro de Casos Especiais.


Envie a sua sugestão sobre este tópico, clicando aqui.