Lançar Notas e Faltas

Menu: Secretaria

Opção: Lançar Notas e Faltas

Chamado por: Situação das turmas para lançamento de notas e faltas

1. Fornece uma visão geral das notas do aluno
  2. Possibilita a alteração de notas e faltas já lançadas, EXCETO as notas do último período (Prova Final) e da última recuperação (Recuperação Final); e
  3. Permite o lançamento das notas de Recuperação, quando não é utilizada a Recuperação Automática.

Este formulário NÃO É APROPRIADO para lançar as notas e faltas da pauta normal. Para isso pressione o botão Lançar Notas e Faltas, que possibilitará o lançamento utilizando a Pauta da disciplina.

Lançar Notas e Faltas

Colunas da grade de visualização

A grade de visualização mostra os resultados dos períodos. Quando o curso tem menos de 4 períodos ela não mostra as colunas referentes aos períodos que não existem.

A coluna Situação mostra um código que indica se as notas e faltas foram lançadas, de acordo com a tabela que é mostrada ao passar com o mouse por cima da coluna.

Só é possível passar para o próximo período se TODAS as disciplinas estiverem com a Situação 3.

Botão Nome

Pressione para pesquisar pelo nome reduzido do aluno.

Botão Matrícula

Pressione para pesquisar pela matrícula do aluno.

Botão Turma

Pressione para pesquisar pela Turma.

Navegar pelas Turmas

Posiciona nos primeiros alunos de cada turma (ordem 01)

Campo Ord.

Ordem do aluno na turma.

Campo F.G.

Freqüência Geral do aluno.

Botôes de Navegação

Navegam para o primeiro, próximo, anterior e último alunos, respectivamente.

Configurar a Carga Horária Proporcional

O mesmo que Configurar a Frequência Proporcional. Recurso que permite lançar a frequência para várias disciplinas simultaneamente, quando lecionadas por um mesmo professor. É apresentado um formulário para ser estabelecida uma proporcionalidade entre as cargas horárias das disciplinas, de forma que a falta em um determinado dia represente diferentes valores para cada disciplina.

A caixa de verificação somente está habilitada quando a configuração no menu Secretaria, Config da Secretaria, área Opções do lançamento de notas, caixa de verificação Utilizar Frequência Proporcional estiver marcada.

Lançar Notas e Faltas Botão Lançar Notas e Faltas

Botão que aciona o formulário Seleciona Disciplina e Lançamento das Notas e Faltas, próprio para o lançamento das notas da turma, por disciplina, utilizando a Pauta da disciplina.

Recuperação nos períodos

O programa trabalha com 2 tipos de recuperação no período.

1. Automática
  2. Com Prova

Recuperação Automática

Para utilizar, marque as caixas de verificação correspondentes aos períodos que deseja sejam calculadas as médias.

Nas disciplinas em que a nota do período marcado for menor que a média mínima para aprovação, o programa calcula a recuperação tirando a média da nota do período marcado somada a média do período seguinte. Se for maior, a média é aproveitada, caso contrário, édescartada.

Com Prova

Não marque as caixas de verificação do campo Calcular Recup. Autom. Lance o resultado da prova de recuperação na coluna Rec do período correspondente. Saiba mais...

Na ilustração, é utilizada a recuperação automática.

Recuperação